DENTES APINHADOS: O QUE CAUSA? COMO TRATAR? É POSSÍVEL PREVENIR?

Você sabe o que são dentes apinhados?

Caracterizado pelo mau posicionamento dos dentes, famoso “dente torto”, o quadro é bastante associado à falta de espaço na arcada dentária, mas também pode ser causado por outros fatores, como a perda de um ou mais dentes de leite de forma prematura. Embora pareça um problema apenas estético, o apinhamento dental pode trazer uma série de prejuízos à saúde bucal e, por isso, deve ser tratado o quanto antes.

DENTES APINHADOS: O QUE SÃO?

Os dentes apinhados nada mais são do que dentes tortos ou mal posicionados na arcada dentária que resultam num tipo de má oclusão. Dentre as principais causas do quadro, podemos citar a falta de espaço na boca e a perda do dente decíduo – conhecido como dente de leite – prematuramente sem a devida manutenção do espaço. Geralmente, o apinhamento dental provoca pequenos giros laterais nos elementos, fazendo com que eles fiquem posicionados mais para frente ou para trás na arcada dentária.

O APINHAMENTO DENTAL PODE TRAZER PREJUÍZOS A SAÚDE BUCAL

Ao contrário do que muitos pensam, os dentes apinhados não trazem prejuízos apenas para a estética do seu sorriso, mas também para sua saúde bucal. Isso porque o mau posicionamento dos dentes pode dificultar uma boa higiene bucal devido a diminuição do espaço, o que pode favorecer o acúmulo de bactérias.

O aumento da frequência de gengivite devido ao acúmulo de placa bacteriana também é uma das consequências do apinhamento dental. Além disso, o paciente pode apresentar desgaste dentário, já que os dentes apinhados tendem a ficar fora da posição correta deles na arcada dentária.

DENTES APINHADOS TÊM TRATAMENTO?

Os dentes apinhados podem (e devem!) ser tratados. No entanto, é importante que o quadro seja avaliado por um Ortodontista, especialista certificado e reconhecido (consulte CFO, CROSP, CDBBO, ABOR), para garantir um tratamento adequado para o seu caso. O Ortodontista deve traçar um plano visando o bom posicionamento desses dentes como, por exemplo, a utilização de aparelhos ortodônticos fixos ou aparelhos móveis. Para determinar o aparelho ideal para o paciente, o profissional deve levar em consideração características individuais, a severidade da má oclusão e o resultado de exames, incluindo radiografias panorâmicas, telerediografias, escaneamento dental, tomografia, entre outros.

SAIBA COMO PREVENIR O SURGIMENTO DE DENTES APINHADOS

Se engana quem pensa que o apinhamento dental é um quadro inevitável. Na verdade, os temidos dentes tortos que surgem no início da infância devido ao crescimento e a troca de dentição podem, sim, ser evitados na fase adulta com um hábito simples. É importante que sejam realizadas consultas periódicas com um odontopediatra desde os primeiros anos de vida para que ele possa avaliar a necessidade de intervenções, visando prevenir o apinhamento dentário.

Gostou desse post? Compartilhe com os seus familiares e amigos!

fonte: Sorrisologia, Oral-B

Author Info

Avatar

Adriano Facholli

Cirurgião dentista, desde 1991; Especialista em Ortodontia, desde 2005; Especialista em Ortopedia Facial, desde 2005; Membro Titular da Associação Brasileira de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial; Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial; Invisalign Doctor - Especialista Credenciado Invisalign; Ex-professor do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial.