Quem faz tratamento ortodôntico precisa ir ao ortodontista praticamente todo mês. Ele verifica a situação do aparelho e confere se a pressão exercida sobre os dentes está adequada para a obtenção do efeito desejado.
A regularidade das consultas também é muito importante para detectar possíveis problemas. Se a pessoa está com dificuldade de manter os dentes limpos, o dentista/ortodontista deve mostrar a técnica correta de escovação e uso do fio dental para quem usa aparelho. Muitos dentistas/ortodontistas recomendam que toda pessoa que usa aparelho deve limpar os dentes depois de cada refeição ou sempre que come, sendo que alguns recomendam ainda bochechar com flúor para evitar a formação de placa nos lugares mais difíceis de ser alcançados pela escova de dentes.
Toda pessoa que usa aparelho deve adotar um sistema de limpeza em duas etapas: escovar de cima para baixo e depois de baixo para cima – para deslocar melhor eventuais partículas de comida presas nos bráquetes. Há também escovas projetadas especialmente para limpar entre os bráquetes. Ao passar o fio dental, use um passa-fio ou fio com ponta rígida para passar o fio por baixo do arco metálico, entre os dentes e depois sob os dentes, tomando cuidado para não fazer pressão sobre o arco. E caso o ortodontista não mencione, é bom lembrar que o tempo gasto na limpeza de dentes com aparelho é três vezes maior, portanto planeje-se para isso.
Fonte: Oral B