ELÁSTICO ORTODÔNTICO: QUAIS CASOS SÃO INDICADOS O SEU USO?

Grandes aliados do tratamento ortodôntico, os elásticos podem apresentar diferentes cores, tamanhos e funções. Se você faz um tratamento com aparelho, é bem provável que vá precisar utilizar esses itens em algum momento. O uso dessas borrachinhas pode incomodar um pouco no começo, mas com certeza valerá a pena considerando todos os seus benefícios. Mas afinal, quais são eles?

O QUE É O ELÁSTICO ORTODÔNTICO E QUAL É A SUA FUNÇÃO?

Elásticos ortodônticos são ligas elásticas, utilizadas normalmente nos aparelhos fixos. Eles auxiliam na movimentação dos dentes e no estabelecimento de uma mordida correta. Além de muitas cores, existem várias opções de elásticos com diâmetros e espessuras diferentes. Esses itens podem ser colocados em diferentes posições na cavidade oral, e a função que irão exercer vai depender disso. O uso dos elásticos pode resultar em movimentos de dentes individuais, grupos de dentes ou até de ossos, na direção desejada pelo profissional.

QUANDO SEU USO É INDICADO?

As indicações do uso de elástico em ortodontia podem ocorrer em muitos casos diferentes. É raro um paciente passar pelo tratamento ortodôntico sem utilizá-lo. O elástico pode ser indicado no início do tratamento, para corrigir dentes mais tortos; no meio dele, para encaixar a mordida corretamente; ou no final, para acelerar a remoção do aparelho estabelecendo o encaixe ideal dos dentes.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO USO DO ELÁSTICO ORTODÔNTICO?

Os uso dos elásticos acelera a movimentação ortodôntica, adiantando o tratamento. Pacientes que utilizam os elásticos corretamente, conforme a indicação do ortodontista, geralmente têm um tratamento mais rápido e com melhores resultados.

Viu como eles são úteis? Portanto, para tirar logo seu aparelho e alinhar o seu sorriso, é importante usá-los de forma adequada.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES PARA O USO DO ELÁSTICO?

Uma das contraindicações do elástico ortodôntico convencional é a alergia ao látex. Para solucionar esse problema, a indústria de materiais ortodônticos já desenvolveu elásticos sem esse material para serem utilizados por pacientes alérgicos.,

Em outros casos, o uso indevido dos elásticos, sem controle do ortodontista, pode causar prejuízos graves para a saúde bucal do paciente. O uso inadequado pode resultar em reabsorção de raiz, perda óssea, retração de gengiva, além de desequilibrar a mordida, pois movimenta os dentes para a posição errada. Desse modo, seu uso deve ser necessariamente indicado e controlado pelo ortodontista.

fonte: Sorrisologia, Oral-B

Author Info

Avatar

Adriano Facholli

Cirurgião dentista, desde 1991; Especialista em Ortodontia, desde 2005; Especialista em Ortopedia Facial, desde 2005; Membro Titular da Associação Brasileira de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial; Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial; Invisalign Doctor - Especialista Credenciado Invisalign; Ex-professor do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial.