Embora muita gente tente, não dá para enganar o Dentista! Aquela estratégia de escovar os dentes meia hora antes de ir na consulta, achando que o Dentista vai pensar que você escova os dentes 10 vezes ao dia e passa o fio dental 5 vezes, NÃO FUNCIONA! O seu Dentista sabe quando você tem bons hábitos de higiene e, principalmente, quando não são tão bons assim. Quando seu Dentista pede para abrir a boca, ele não dá só uma olhadinha nos dentes, pois tem muita coisa para observar: gengiva, mucosas, língua, estruturas anatômicas, assoalho da boca, céu da boca, etc. Todas essas outras estruturas, principalmente a gengiva, tem importante implicação sobre a saúde geral.
Problemas de saúde sistêmicos costumam manifestar-se com mais frequência na gengiva e mucosa do que nos dentes mas, surpreendentemente, as pessoas dão mais importância para os dentes.
Eis 6 coisas que seu dentista pode dizer após examinar a sua boca:
1. Que você pode ter anemia;
2. Que você usa remédios controlados;
3. Que você está estressado;
4. Que você pode ter diabetes;
5. Que você pode ter uma doença autoimune;
6. Que você pode ter problemas cardíacos.
Levando em conta tudo isso, fica claro que a boca não é uma estrutura separada do resto do corpo: doenças bucais podem causar ou favorecer o desenvolvimento em outras partes do corpo, assim como, doenças sistêmicas podem manisfestar-se na boca. Isso, em si, já é razão mais do que suficiente para fazer, pelo menos, uma visita a cada 6 meses ao seu dentista. Mesmo que você não tenha nada do que se queixar.
Fonte: APCD / Business Insider