Faz um tempinho que você está usando aparelho ortodôntico e muitas mudanças já aconteceram no seu sorriso. Seus dentes estão mais alinhados, a arcada dentária mais equilibrada, porém, ainda faltam alguns ajustes a serem feitos. Para que seu cartão de visitas esteja perfeito no fim do ciclo, muitas vezes é necessário o uso de elásticos ortodônticos. Utilizar estes acessórios pode parecer um pouco incômodo, mas o ortodontista Marcos de Borba garante que vale a pena para todo o tratamento. Descubra a função dessas borrachinhas e não deixe de usar.
Como os elásticos funcionam?
Assim como os espaçadores, os elásticos também causam um certo desconforto nos primeiros dias e possuem uma função importante. Eles são indicados para acelerar o resultado do tratamento ortodôntico. Servem para melhorar o encaixe entre os dentes e as arcadas nos três planos do espaço, sendo utilizados em diferentes posições, conforme o resultado que queremos alcançar. Eles auxiliam na correção no sentido horizontal entre as arcadas, correção transversal, nos casos de mordida cruzada e melhoram o encaixe entre os dentes superiores e inferiores.
De que maneira devem ser usados?
Essas pequenas argolas precisam ser encaixadas nos ganchos do seu aparelho e, geralmente, devem ser usadas em tempo integral, sendo retiradas apenas para comer e escovar os dentes. Elas também precisam ser trocadas uma vez ao dia para não perder a força e continuar a movimentação dos dentes. Borba explica que o lugar em que as borrachinhas serão instaladas também é muito importante para o tratamento. Deve-se ter atenção em colocar os elásticos exatamente na mesma posição orientada pelo seu ortodontista para não fazer movimentos indesejados em outros dentes.
Para ajudar, uma dica importante para o paciente não esquecer do local certo é, fazer uma foto da sua própria boca com os elásticos instalados. O uso desses acessórios, normalmente, é indicado na etapa final do ciclo, o que significa que eles não são usados durante muito tempo. Por isso, se você sentir qualquer dor ou desconforto nos dentes, siga forte e não pense em desistir. Todos esses incômodos desaparecem dentro de alguns dias e com o apoio de um bom profissional, fica mais tranquilo encarar este cenário.
A colaboração do paciente é indispensável nesta etapa. O uso devido dos elásticos é fundamental para o sucesso do tratamento. Se você quer ter um sorriso bonito, leve os elásticos em uma caixinha para onde você for.
Gostou? Então compartilhe com os seus amigos!
fonte: Sorrisologia Oral-B