Todo mundo gostaria de ter um sorriso mais bonito e saudável, com dentes brancos e sem cáries. Mas será que você está cuidando corretamente do seu sorriso? Pode parecer brincadeira, mas boa parte das pessoas não sabe como tratar corretamente da sua saúde bucal. Algumas dicas simples podem fazer uma grande diferença e evitar muita dor de dente, literalmente!
Os principais inimigos dos dentes estão bem próximos de nós. Os problemas iniciam logo que nascemos, com a alimentação, por meio da amamentação. Tudo o que você ingere, seja bebida ou comida, interfere diretamente na saúde dos dentes e, na maioria das vezes, prejudica especialmente o esmalte dental.
Mas é fácil evitar problemas se você passar a observar o que está ingerindo e, principalmente, a quantidade e frequência desta ingestão. Não é preciso abandonar os seus alimentos favoritos: bom senso e uma boa escovação posterior já são suficientes para evitar cáries, mau hálito e manchas dentárias.
Abaixo, apresentamos para você uma lista de hábitos que devem ser evitados e alimentos que devem ser consumidos com moderação, bem como algumas dicas de cuidados após ingerir cada um deles. Confira quais são os cinco principais inimigos do seu sorriso:
Principais inimigos dos dentes
Cigarro
O vilão do seu pulmão é também um forte inimigo da sua saúde bucal. A nicotina ajuda no surgimento de manchas nos dentes e amarelamento deles, além de prejudicar o esmalte e os tecidos das gengivas. O cigarro definitivamente não é um bom aliado para um sorriso bonito pois, além de tudo, contribui para o mau hálito. Neste caso, a melhor opção é abandonar este hábito.
Alimentos ácidos
Produtos como refrigerantes, sucos naturais ou industrializados (principalmente os cítricos, como o limão), energéticos, vinagres, catchup podem danificar o esmalte do dente. Em alguns casos, pode até mesmo provocar a erosão dentária, um processo de destruição progressiva da perda do tecido duro dos dentes.
A mudança de hábito alimentar é fundamental para evitar este problema. Um profissional dentista capacitado pode dar dicas de como consumir estes alimentos de forma segura.
Alimentos escuros
O consumo de alimentos escuros, como chás, cafés, refrigerantes, molhos e chocolates podem provocar o aparecimento de manchas. Se você está em pleno tratamento para clarear os dentes, já sabe que esse tipo de alimento deve ser evitado. Outro problema é que eles possuem propriedades que destroem uma molécula que protege o esmalte do dente. Mas não precisa se preocupar! Você não precisa abandonar o cafezinho ou seu vinho tinto preferido. Ingira esse tipo de alimento com moderação e, sempre que possível, faça a escovação ou enxague a boca após a ingestão. Seu sorriso agradece!
Alimentos açucarados
Isso é um consenso entre os dentistas: quanto menos açúcar você consumir, melhor será para a sua saúde bucal. O açúcar é o maior inimigo dos dentes, pois é o principal atrativo das bactérias que causam as cáries. O açúcar acelera a atividade bacteriana na “placa” onde se concentram restos de alimentos e bactérias.
A solução é limitar o consumo e fazer, sempre que possível, a higiene bucal após a ingestão deste tipo de alimento. Não se esqueça também de que consumi-lo à noite, antes de dormir, aumenta as chances do surgimento de cáries.
E sabe aquela sobremesa depois do almoço ou do jantar? Ingerir doces após as principais refeições é uma boa alternativa, já que a boca está repleta de saliva, o que facilita a remoção das partículas de açúcar e dissolve os ácidos das bactérias. Mas é claro, após o consumo, escove bem os dentes!
Alimentos gelados
Tome cuidado com este tipo de alimento, principalmente se você já tem sensibilidade nos dentes. O esmalte do dente é uma capa protetora, quando essa capa está danificada, o esmalte não consegue evitar o contato do alimento gelado, que penetra em camadas mais sensíveis dos dentes, causando a dor. O mesmo alerta serve para alimentos quentes.
Alimentos do bem
Assim como existem alimentos que prejudicam a aparência dos dentes, há aqueles que, devido à sua composição química, realizam uma verdadeira limpeza na arcada dentária.
Frutas como morango, maçã, pêra e goiaba, legumes como a cenoura, assim como o pepino, espinafre e outras hortaliças, são conhecidos como alimentos detergentes, prevenindo problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries.
A lista de alimentos do bem inclui ainda os alimentos derivados do leite, como o queijo, o iogurte e o próprio leite, que são agentes fortalecedores dos dentes. No entanto, o item que não pode faltar para o organismo é a água, instrumento fundamental na limpeza bucal.
Como cuidar dos dentes
Alguns acessórios podem te ajudar na manutenção da higiene da boca e deixam os dentes mais limpos:
Escova Interdental
Além do uso adequado da escova de dentes, a escova interdental também é muito indicada. Se você possui grandes espaços entre os dentes ou usa aparelho ortodôntico, essa escova auxilia e muito a limpar aqueles lugares difíceis de alcançar com uma escova normal. É indicado ainda para quem passou por procedimento cirúrgico na gengiva. Neste caso, é ainda melhor do que o fio dental, que deve ser evitado.
Limpador de língua
Outra ‘ferramenta’ essencial é o limpador de língua, que remove as impurezas presentes nela. Mantendo a língua longe destas impurezas, você previne o mau hálito.
Mini Flosser
Para quem tem dificuldade de usar o fio dental, seja por dificuldades motoras, por serem pacientes especiais ou por falta de habilidade, o Mini Flosser é a solução. Ele é um aparelho pequeno, de fácil manuseio, que limpa os locais aonde a escova de dentes não consegue alcançar.
Enxaguantes bucais
A escolha do enxaguante bucal dependerá das suas necessidades. Alguns são utilizados para refrescar o hálito, outros para adicionar flúor, para matar bactérias que causam a gengivite e há ainda aqueles são feitos para remover placas antes da escovação. O seu dentista saberá indicar qual é a melhor opção para você.
E não se esqueça: bons hábitos de higiene e a visita regular ao dentista reduzem significativamente os problemas com a sua saúde bucal. Segundo pesquisas, 90% dos problemas dentários em adultos poderiam ser evitados. Além disso, o dentista é o profissional habilitado para realizar o diagnóstico e assim propor os tratamentos que forem adequados para cada paciente.
Gostou? Então compartilhe com os seus amigos!
Fonte: TePe