fio dental

FIO DENTAL: o correto é usar antes de escovar os dentes?

Quando pensamos no que é preciso fazer para atingir uma boa higiene bucal, normalmente a escovação é o primeiro fator que passa pela nossa cabeça. O uso do fio dental, no entanto, costuma ser esquecido ou considerado menos importante. Por ser um processo mais detalhado, muitas pessoas consideram uma parte chata da limpeza dos dentes, entretanto é preciso lembrar da sua importância! Agora que você se convenceu do valor desse item, surge uma questão: usá-lo antes ou após escovar os dentes?

O fio dental é uma parte essencial no processo de higiene bucal, “Ele limpa as áreas entre os dentes que as cerdas da escova dental não alcançam”. Esse item não serve apenas para retirar aquela casquinha de pipoca presa no dente que você logo repara no espelho, mas vai limpar, principalmente, nos espaços em que você não consegue enxergar, agindo na remoção da placa bacteriana que, inicialmente, causa a sensação de dentes rugosos e depois pode progredir para outros sintomas. Portanto, ele é de grande importância na prevenção das doenças gengivais, além das cáries e manchas nos dentes.

O correto é usar o fio antes de escovar os dentes?

“Mais importante do que utilizar antes ou depois da escovação, é utilizar o fio dental”. O fio deve fazer parte da rotina de cada pessoa. Uma dica dada por alguns profissionais é que, preferencialmente, passe o fio antes, para garantir o uso tanto dele quanto da escova. Muitas vezes, quando as pessoas deixam para usar depois, elas realizam a escovação e acabam sentindo que já completaram a limpeza, deixando o fio de lado. Além disso, quando usado previamente, esse item remove toda a placa que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza. Resumindo, o importante é não esquecer nem do fio nem da escovação!
Saiba a forma correta de usar o fio dental

“O fio dental age por fricção, como uma flanela limpando um sapato”. Logo, quanto maior for a superfície de contato com a superfície dentária, melhor será a limpeza. Por este motivo, uma recomendação dada por ele é utilizar a fita dental ou dobrar o fio e torná-lo duplo. “O fio deverá entrar na gengiva, porque temos uma espécie de vala entre o dente e ela onde as bactérias se alojam”, explica. No entanto, é importante tomar cuidado e não exagerar na força aplicada, para não se machucar!
Em que momento o fio dental deve ser utilizado?

“Uma vez ao dia, antes de dormir é o suficiente”. É importante ressaltar que o fio dental serve para remover a placa bacteriana ou biofilme dental e, não apenas para remover alimentos que ficam presos entre os dentes. Logo, não deixe para lembrar dele somente nessas horas! Para uma boa higiene bucal, seu uso precisa ser diário.

Gostou? Então compartilhe com os seus amigos!

Fonte: Sorrisologia / Oral-B

Author Info

Adriano Facholli

Cirurgião dentista, desde 1991; Especialista em Ortodontia, desde 2005; Especialista em Ortopedia Facial, desde 2005; Membro Titular da Associação Brasileira de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial; Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial; Invisalign Doctor - Especialista Credenciado Invisalign; Ex-professor do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial.