girl

Dói quando se usa aparelho ortodôntico?

Dói quando se usa aparelho ortodôntico? (Um recado para os novos pacientes).

Esta é uma pergunta interessante, porque a resposta começa pela diferença entre “doído” e “dolorido”.

Doído é quando se dói sem estimulo e dolorido é quando precisa-se deste. Resultado, com o aparelho ortodôntico os dentes ficam doloridos; só doem quando provocados.

Mas por quanto tempo o dente fica dolorido?

Para responder a este questionamento é preciso entender o por quê do incômodo. Quando os dentes são movimentados ocorre um processo inflamatório asséptico. Ou seja, a força que provoca o movimento ortodôntico é o fator estimulante da inflamação.

Entendendo isso fica fácil perceber que quanto maior a força, maior a chance dos dentes ficarem doloridos. É por isso que na Ortodontia contemporânea as forças utilizadas são cada vez mais leves.

Além da força, também deve ser levada em consideração a resposta pessoal de cada paciente. Em outras palavras, o limiar de dor individual. Portanto, os pacientes reagem diferentemente em situações similares. Para uns existe o incômodo, para outros não!

Por fim e para tranquilizar aqueles que se preocupam com o assunto, vale lembrar que analgésicos convencionais costumam atuar muito bem para diminuir o desconforto e alimentos frios ou gelados também podem ajudar (quando se usa fios termoativados). Caso o paciente não receba nenhuma medicação, receitada pelo profissional, o incômodo pode durar de 24 a 72h, dependendo de cada procedimento e de cada paciente.

Para sossegar ainda mais, o período de desconforto é decrescente. Em outras palavras, depois das primeiras 24h o incômodo diminui bastante. Se tomar um analgésico, prescrito pelo ortodontista, nem isso (avise se for alérgico!).

Da próxima vez que alguém falar que “sofre” com o aparelho ortodôntico, desconfie. Ninguém suportaria passar meses sofrendo. Sabemos que desconforto de um ou dois dias pode não ser agradável, mas milhões de pessoas tiram isso de letra em prol de um belo SORRISO. Como ortodontista e ex-paciente eu posso dizer: “Vai valer a pena!”

Viva a Ortodontia!

Fonte: Estética em Ortodontia, Carlos Alexandre Câmara

Author Info

Adriano Facholli

Cirurgião dentista, desde 1991; Especialista em Ortodontia, desde 2005; Especialista em Ortopedia Facial, desde 2005; Membro Titular da Associação Brasileira de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial; Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial; Invisalign Doctor - Especialista Credenciado Invisalign; Ex-professor do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial.