crianças-dentesb

O que Precisamos Saber sobre a Dentição Infantil.

Os dentes começam a se formar antes do nascimento. Por volta dos quatro meses de idade, começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Todos os 20 dentes de leite normalmente nascem até os três anos, muito embora o ritmo e a ordem de erupção variem muito.

Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos seis anos e o processo continua até mais ou menos os 21 anos. Para garantir uma boa saúde bucal e uma vida inteira de bons hábitos de higiene oral, siga atentamente as seguintes orientações preventivas:
• Restrinja a ingestão de açúcar para evitar a cárie.
• Use a quantidade suficiente de flúor, seja pela água fluoretada ou como tratamento aplicado pelo dentista para fortalecer o esmalte dos dentes e aumentar a resistência contra as cáries. Outra opção é a ingestão de suplementos de flúor em regiões onde a água potável não é devidamente fluoretada. Indague a respeito ao dentista.
• Use selante dental. Esse material reveste o dente, que assim adquire uma camada a mais de proteção contra cáries. Trata-se de um filme plástico que é aplicado sobre os dentes pelo dentista.
• Ensine a criança a escovar e a usar o fio dental regular e corretamente. Invente maneiras de tornar a escovação e o uso do fio dental mais divertidos para a criança, para incutir nela bons hábitos de higiene bucal.
Principais Obstáculos para a Boa Saúde Bucal da Criança

Levantamos abaixo alguns dos desafios mais comuns que enfrentamos no que se refere à saúde da boca da criança.
Bebês

• Cárie de mamadeira: Para evitar esse problema comum, limpe a gengiva do bebê com gaze ou pano limpo umedecidos depois das mamadas. Quando os dentinhos aparecerem, passe a escová-los todos os dias com uma quantidade mínima de pasta sem flúor. Convém também colocar a criança na cama com uma mamadeira de água em vez de leite ou suco.
• Chupar o dedo: O termo geral para os vários hábitos infantis de sucção oral é “sucção não nutritiva”, que significa tanto chupar dedo quanto chupeta. A maioria dos pediatras hoje em dia concorda que esses hábitos têm um papel importante na formação e no desenvolvimento da criança e que pelo menos nos primeiros anos de vida (até mais ou menos os quatro anos) devem ser ignorados. Ao mesmo tempo, porém, existe um consenso universal de que a sucção deve parar antes de começarem a nascer os primeiros dentes. Converse com o dentista sobre os hábitos de sucção de seu filho.
• Primeiros dentes: Assim que nascer o primeiro dentinho, normalmente em torno dos seis meses, comece a limpá-lo diariamente e faça uma consulta com o dentista.
Crianças pequenas

• Medo de dentista: Durante o exame, a criança pode ficar sentada no colo dos pais mais se sentir mais segura.
• Dificuldade em criar uma rotina de higiene bucal: Procure envolver a família toda e dê o exemplo. Escove seus dentes ao mesmo tempo todo dia para criar bons hábitos na criança.
• Mancha de antibióticos: Converse com o pediatra antes de dar qualquer medicação à criança.
Idade escolar

• Doces: Procure mandar lanches saudáveis, como legumes, iogurte ou queijo.
• Mancha de antibióticos: Converse com o pediatra antes de dar qualquer medicação à criança.
• Ferimentos na boca causados durante a prática de esportes: Incentive a criança a usar protetor bucal para evitar acidentes com os dentes.
Adolescentes

• Aparelho ortodôntico: Insista para escovarem bem os dentes ao redor dos bráquetes e para usarem fio dental para remover restos de comida.
• Ferimentos na boca causados durante a prática de esportes: Incentive seu filho a usar protetor bucal para evitar acidentes com os dentes.
Fonte: Oral B

Author Info

Adriano Facholli

Cirurgião dentista, desde 1991; Especialista em Ortodontia, desde 2005; Especialista em Ortopedia Facial, desde 2005; Membro Titular da Associação Brasileira de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial; Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial; Invisalign Doctor - Especialista Credenciado Invisalign; Ex-professor do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial.